IPAM - Campanha Julho Verde 2025

O IPAM - Instituto de Previdência e Assistência Social do Município de Cajazeiras - PB, inicia a Campanha Julho Verde! Mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço.
Por Fideles 01/07/2025 #Gestão
img

Foto:

Julho Verde é o mês dedicado à conscientização, prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço, um tipo de tumor mo que se desenvolve na região da boca, orofaringe, laringe (local onde estão as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço, tireoide, couro cabeludo, pele do rosto e do pescoço. Para alertar, orientar e informar a população sobre prevenção e cuidados com essa doença, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) criou, em 2015, a Campanha Julho Verde, que vem ganhando força e adeptos a cada ano.

A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o Brasil, neste ano de 2025, é de que surjam 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, incluindo nessa soma os cânceres de cavidade oral, tireoide e laringe. Se somarmos o câncer de pele melanoma, que também atinge a região da cabeça e pescoço, o número sobe para 48.530. As regiões do país que lideram as estimativas anuais de câncer na cabeça e pescoço são Sudeste (20.470) e Nordeste (10.070). Elas são seguidas por Sul (4.830), Centro-Oeste (2.760) e Norte (1.420). Reunindo todos os tipos de câncer, a estimativa do Inca é de que sejam diagnosticados 704 mil novos casos. Esse total é para cada ano do triênio 2023 - 2025, o que significa que serão 2,1 milhões nesses três anos.

Chances de cura para o câncer de cabeça e pescoço é de 90%. "O compromisso da nossa sociedade em busca de tratamentos cada vez mais eficazes no combate ao câncer e a todas as doenças que acometem a região da cabeça e pescoço é incansável, assim como as ações para orientar a população. A massificação, em âmbito nacional, por todos os órgãos do poder público das informações e orientações a respeito dos cuidados, tratamentos e detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço ajuda a salvar vidas. A população precisa estar cada vez mais consciente de que as chances de cura do câncer são muito maiores para os casos diagnosticados precocemente", reforça a presidente da SBCCP, Dra. Fátima Matos.

https://sbccp.org.br/julhoverde

Deixe o seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON